E aí jogadores!?

Como aquecimento para a próxima aparição do King of Fighters XIV, que será na Taipei Game show, realizada no Japão no dias 29 de janeiro a 02 de Fevereiro (aonde se esperam mais personagens a serem mostrados, bem como melhoras na jogabilidade e gráficos) vamos fazer um aquecimento lembrando como tudo começou na saga dos Rei dos lutadores.

O Ano era 1994. Ano de copa do mundo, ano da morte do Ayrton Senna, ano de lançamento do Super Street Fighter 2 x, mais rápido que a versão Super, e com novos golpes, super combos e um personagem secreto, Akuma/Gouki.

Eis que em meados do segundo semestre no mencionado ano, surge meio que sem alarde um novo jogo da Snk. Projetado na mítica placa MVS da antiga SNK e programado para ser apenas um crossover entre as series de luta que à época eram as mais populares do poderoso Neo Geo, Fatal Fury e Art of fighting, king of fighters 94 se sagrou como o melhor jogo de luta daquele ano, tendo como rivais o já mencionado Super Street Fighter 2x e a segunda leva do sangrento Mortal Kombat, que também lotou os arcades do mundo inteiro.
King of fighters 94 trouxe algumas inovações para um gênero que tinha em Street fighter 2 seu soberano e uma gama enorme de copiadores, alguns mais conhecidos e outros menos. Dentre as inovações para a época, podemos citar inicialmente as lutas, que eram entre de 3 contra 3 e na parte técnica,  algumas inovações foram a esquiva de golpes, golpes explosivos usando dois botões, a cooperação entre o time quando um parceiro estava tonto ou sofrendo uma agarrada multihit, dentre outras que foram aprimoradas ou vindas diretamente no sistema de luta de Fatal Fury e Art of fighting.

2vukm87

A esquiva foi uma novidade trazida por king of fighters 94

Além das inovações técnicas, a exemplo do que já tínhamos visto em Fatal Fury 1 e 2, Art of fighting e samurai shodown, o jogo era recheado  com cutscenes diferenciadas para cada uma das equipes, finais elaborados, que eram apenas o inicio da Saga mais famosa da serie, a Saga Orochi, inspirada numa lenda bastante popular em terras nipônicas e que já recebeu diversas versões em filme (sofrível ao extremo) e anime.

Destaca-se ainda em king of fighters 94 os cenários, bastante detalhados, alguns baseados em locais que realmente existem, sendo uma marca registrada em praticamente todas as edições de king of fighters, e as musicas, que se na versão arcade/neo geo console ja eram ótimas, no Neo Geo CD foi orquestrada pela antiga orquestra da antiga Snk.

 

images2

Cenário do time feminino, um dos mais belos de king of fighters 94.

Infelizmente, king of fighters sofreu pela derrocada da Snk no final dos anos 90, que fez com que boa parte da equipe criativa do jogo abandonasse seu desenvolvimento, e ainda sofreu pela pirataria, já que MVS oferecia uma proteção pífia e permitia dumping do jogo em poucos meses depois do lançamento nos arcades, e por fim, sofreu pela falta de inovações gráficas e técnicas com o passar dos anos, o que levou o game a sofrer muitas criticas e uma migração de jogadores para jogos com gráficos melhores, como por exemplo, Guilty Gear.
Atualmente, após a ultima edição, King of fighters XIII ser exitosa, inclusive nos Estados Unidos, e nos campeonatos de games pelo mundo afora, alguns personagens principais estão fazendo figurações em jogos de aventura estilo Beat´n up, em jogos de tiro e ate em jogos de luta de outras empresas chinesas, e no alto dos seus 20 anos, completos em 2014, sequer ganhou uma edição comemorativa, restando apenas agora em 2016, com o novo King of Fighters XIV, exclusivo para PlayStation 4, que o rei dos lutadores dê a volta por cima e consiga se firmar na nova geração de consoles e também novamente como um dos melhores de luta do ano. Tarefa nada fácil, já que o embate com Street Fighter V promete ser um dos mais difíceis desde o começo da saga. E vocês jogadores, quais as expectativas para o King of fighters XIV???

 

Orochinagi!!!!

 

Fonte da noticia do novo beta do Kof XIV: GameSpek

 

 

6 thoughts on “The King of Fighters XIV

  1. Olá meus amigos eu estou muito feliz com o jogo the king of fighters ki vai ser lançado só esperou que seja um bom jogo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Website